No artigo, Como Registrar Reclamação na ANS! Isso mesmo, infelizmente pode acontecer certos problemas com coberturas e descontamentos com o plano de saúde. Com isso, entrar em contato através da central, mandar e-mail se torna cansativo e não resolutivo. Por isso, neste artigo vamos informar como faz reclamação na ANS!
Mas qual a diferença de abrir uma reclamação, no caso NIP na ANS?! Toda a diferença, já que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), é o órgão responsável pelo funcionamento de regras dos Planos de Saúde. Por isso, confira a seguir as informações.
Como Registrar Reclamação na ANS
Através do site da ANS, é possível acessar diversas informações. Sendo assim, coberturas obrigatórias dos planos de saúde, a regularidade de determinada operadora. Até mesmo, se possível dentro das regras a portabilidade de seu plano de saúde. Além disso, todas as atualizações de coberturas, geralmente atualizadas no começo ano.
Portanto, a ANS como responsável de fiscalizar e manter as regras dos planos de saúde seu canal de reclamações possui grande importância. Caso, a própria ANS notificar a operadora por de fato não cumprir com os deveres pode multar de acordo com a gravidade.
Notificação de Intermediação Preliminar – NIP
A NIP, é um canal criado justamente para Notificação de Intermediação Preliminar. Sendo assim, o beneficiário pode registrar reclamação. Geralmente recomendado abrir a NIP antes de iniciar um processo judicial. Caso não tenha resolução mesmo acionando a ANS, o ideal recorrer ao processo.
No entanto, na maioria dos casos quando aberta alguma NIP (sistema direto no site ANS), a resolução acontece. De forma, que o beneficiário consegue resolver seu conflito com a operadora em questão. Além disso, não só válido para operadoras, mas também com operadoras, já que essas também podem não cumprir com alguma regra. E assim, através da NIP consegue solucionar o caso.
Como Registrar Reclamação na ANS
NIP Sua Importância
A maior importância da NIP, é justamente ter como objetivo solucionar o problema de forma que não prossiga para um processo jurídico. Além disso, consegue fazer a fiscalização da operadora, seguradora ou administradora de saúde.
Afinal, o objetivo da ANS justamente sendo o órgão responsável pela regulamentação dos planos de saúde, oferece esse meio para que as resoluções e regras se mantenham. Sendo assim, seguidas de forma efetiva, sendo transparente em ação regulatória.
Afinal, como efetivamente se faz a abertura de reclamação? Em qual site, o que precisa e afins. Confira a seguir os passos que devem ser tomados.
Como Registrar Reclamação na ANS
Como Abrir uma NIP na ANS
Inicialmente, existem duas formas nas quais possível abrir uma NIP na ANS. Sendo assim, através do site online, ou pelo telefone da Agência Nacional de Saúde. O telefone para notificação: 0800 701 9656.
No entanto, importante ressaltar que o primeiro passo é abrir uma reclamação diretamente com a operadora de saúde ou administradora. Outro ponto, ter esse protocolo de reclamação, tal qual, o prazo de pelo menos 10 dias úteis para retorno. Caso não haja, comunicação e assim, solução para o problema, então dar o passo de entrar para abrir a reclamação.
Para acessar executar a ação através do site, acesse: Área de Solicitante NIP
Como Evitar Problema
Por fim, após entrar em contato e criar o cadastrado com os dados é aguardar e caso não se resolva, entrar com medida judicial. Mas, como evitar esse tipo de estres? O ideal, quando se for fazer a contratação do seu plano de saúde, avaliar antes a operadora de saúde. Como resultado, evitar dor de cabeça futura.
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